Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

15 teses sobre apelação e recurso em sentido estrito são divulgadas pelo STJ

Publicado por Vilaça Neto
há 8 anos

Através da 66 edição do Jurisprudência em Teses, o Superior Tribunal de Justiça disponibilizou 15 novas teses relacionadas aos recursos de apelação e em sentido estrito. Vejam quais são as teses:

15 teses sobre apelao e recurso em sentido estrito so divulgadas pelo STJ


Jurisprudência em Teses – Apelação e recurso em sentido estrito

1) O efeito devolutivo amplo da apelação criminal autoriza o Tribunal de origem a conhecer de matéria não ventilada nas razões recursais, desde que não agrave a situação do condenado.

2) A apresentação extemporânea das razões não impede o conhecimento do recurso de apelação tempestivamente interposto.

3) O conhecimento de recurso de apelação do réu independe de sua prisão. (Súmula 347/STJ)

4) Verificada a inércia do advogado constituído para apresentação das razões do apelo criminal, o réu deve ser intimado para nomear novo patrono, antes que se proceda à indicação de defensor para o exercício do contraditório.

5) Não cabe mandado de segurança para conferir efeito suspensivo ativo a recurso em sentido estrito interposto contra decisão que concede liberdade provisória ao acusado.

6) O efeito devolutivo da apelação contra decisões do Júri é adstrito aos fundamentos da sua interposição. (Súmula 713/STF)

7) A ausência de contrarrazões ao recurso em sentido estrito interposto contra decisão que rejeita a denúncia enseja nulidade absoluta do processo desde o julgamento pelo Tribunal de origem.

8) Aplica-se o princípio da fungibilidade à apelação interposta quando cabível o recurso em sentido estrito, desde que demonstrada a ausência de má-fé, de erro grosseiro, bem como a tempestividade do recurso.

9) A decisão do juiz singular que encaminha recurso em sentido estrito sem antes proceder ao juízo de retratação é mera irregularidade e não enseja nulidade absoluta.

10) O adiamento do julgamento da apelação para a sessão subsequente não exige nova intimação da defesa.

11) Inexiste nulidade no julgamento da apelação ou do recurso em sentido estrito quando o voto de Desembargador impedido não interferir no resultado final.

12) O acórdão que julga recurso em sentido estrito deve ser atacado por meio de recurso especial, configurando erro grosseiro a interposição de recurso ordinário em habeas corpus.

13) O julgamento de apelação por órgão fracionário de tribunal composto majoritariamente por juízes convocados não viola o princípio constitucional do juiz natural.

14) É nulo o julgamento da apelação se, após a manifestação nos autos da renúncia do único defensor, o réu não foi previamente intimado para constituir outro. (Súmula 708/STF)

15) A renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem a assistência do defensor, não impede o conhecimento da apelação por este interposta. (Súmula 705/STF)

15 teses sobre apelao e recurso em sentido estrito so divulgadas pelo STJ

  • Publicações19
  • Seguidores131
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3370
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/15-teses-sobre-apelacao-e-recurso-em-sentido-estrito-sao-divulgadas-pelo-stj/388512240

Informações relacionadas

Roberto Farias, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Recurso em sentido estrito

Lucas Domingues, Advogado
Modeloshá 8 anos

[Modelo] Recurso em Sentido Estrito

Isabella Bitencourt, Advogado
Modeloshá 4 anos

Recurso em Sentido Estrito contra decisão de Pronúncia

Benigno Núñez Novo, Advogado
Artigoshá 4 anos

Definição e as espécies de recursos penais

Marinho Advogados, Advogado
Artigoshá 2 anos

Modelo: Resposta à Acusação

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom! continuar lendo